jump to navigation

Alongamentos pós-treino Julho 11, 2010

Posted by akwado in Treinos.
trackback

  Porque se devem fazer alongamentos?

– Relaxam os músculos;
– Evitam o encurtamento muscular e permitem o regresso do músculo ao seu comprimento normal.
– Mantêm e/ou aumentam a amplitude dos movimentos;
– Evitam e/ou eliminam problemas posturais que alteram o centro de gravidade provocando adaptação muscular;
– Promovem a relaxação da tensão e do stresse;

E ainda previnem lesões por sobrecarga, ajudam a repor o equilíbrio entre os músculos agonistas (responsáveis por um movimento) e antagonistas (responsáveis pelo músculo contrário a esse) e contribuem para uma maior consciência corporal.

Orientações gerais  para os exercícios de alongamentos:

– O músculo deve ser mantido numa posição estática durante 20 a 30 segundos,  realizando-se 1 a 3 repetições.
– É necessário conseguir uma relaxação completa e voluntária do músculo que está a ser alongado.
– O movimento deve ser realizado até a uma posição em que se sinta um mínimo de desconforto. Se por acaso sentir dor intensa, a posição deve ser relaxada para evitar micro-lesões na musculatura.
– A respiração deve ser lenta e natural.
– Deve alongar-se sempre os músculos que foram utilizados na actividade física ou que estejam encurtados.
– Devem ser escolhidas posições seguras de alongamento, que preservem um bom alinhamento postural.
Principais erros durante uma sessão de alongamentos:

– Excesso de tensão nos exercícios de alongamento, o qual será naturalmente doloroso. A dor aumenta a actividade das fibras musculares, originando um aumento da tensão desenvolvida no interior do músculo e consequentemente um encurtamento muscular.
– Técnica incorrecta na realização dos exercícios de alongamento.
– Omissão de exercícios de alongamento após a actividade física.
– Excesso de exercícios de alongamentos em músculos fracos, particularmente sobre aqueles que suportam estruturas de apoio.
–  Excesso de exercícios de força e poucos exercícios de alongamento.
– Prescrição de exercícios de alongamento sem interpretar os testes de flexibilidade.
– Aplicação de apenas um exercício de alongamento em músculos poliarticulares, que geralmente requerem vários exercícios de alongamento em diferentes direcções.
– Falha de adaptação: se o exercício foi demasiado intenso pode ter originado pequenas micro-roturas musculares, neste caso os alongamentos devem ser substituídos por uma recuperação activa (10 m de corrida muito ligeira, por exemplo).

Advertisements

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: